sábado, 19 de março de 2011

Projeto didático sobre gênero textual da mídia impressa - História em Quadrinhos (HQ)


















Este projeto foi elaborado a partir do interesse e relevância atribuída à necessidade de reforçar a leitura e a escrita, criando histórias narrativas e entrando em contato com um tipo de gênero textual da mídia impressa, a história em quadrinhos. Com isso, possibilitamos a competência leitora/autora dos alunos bem como os incentivamos a produzir materiais próprios e de maior significação para eles.
Trabalhar com histórias em quadrinhos é, ao mesmo tempo, trabalhar com arte e com literatura. As crianças e os adolescentes gostam de ler, apenas não estão, em alguns casos, habituados a isso. Os quadrinhos são atraentes porque conseguem prender a atenção como nenhum outro recurso didático seria capaz.
O objetivo desse trabalho foi tornar prazerosa e estimulante a criação de uma história narrativa, de um modo não tão utilizado, ao mesmo tempo em que se assimila mais facilmente a compreensão deste gênero textual e de toda a sua estrutura/disposição e insere-se um novo conteúdo didático à turma, como o uso das onomatopéias. Incluímos, também, o estudo da variação linguística a partir das histórias de Chico Bento e Cebolinha.
Trabalhamos a criatividade e a auto-estima (que vem com a valorização do trabalho e com o reconhecimento pelo esforço) e o conteúdo didático (a narração) mais facilmente. Ao mesmo tempo, estimulamos a criação de uma história narrativa em quadrinhos, utilizando um gênero textual familiar e bastante acessível, que desperta no aluno seu senso crítico, sua criatividade e sua análise. Eles conheceram os elementos que fazem parte da HQ como personagens, balões, onomatopéias, enredo e recursos gráficos.

Um comentário:

  1. Acessem o Blog que fala de todo mundo do Nogueira - http://facildeouvi.blogspot.com/

    ResponderExcluir